domingo, 15 de junho de 2014

Vinho Verde

Vinho Verde, produzido, exclusivamente em Portugal, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908. O Vinho Verde é único no mundo. Na grande maioria, vinhos leves e frescos, produzido na província do Minho, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da emblematica casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos com capacidade de guarda e vinhos esplendidos, a Região dos Vinhos Verdes oferece um conjunto ímpar de vinhos muito gastronómicos.



Uma DOC que se divide em nove sub regiões, todas com carateristicas e terroar diferentes e a mais atlântica e regra para a Alvarinho é Monção e Melgaço, DOC onde ela se expressa com exuberância, aromas de pêra, cítrico e mineral. Na boca com uma acidez sempre vivaz um bom volume, e muito elegante.

Eu particulamente gosto de harmoniza-lo com bacalhau, frutos do mar e peixes, embora as vezes com um leitão, desde que seja magro e guanecido com folhas e batatas.

O Minho é a maior produtora de vinho em Portugal embora muitas das vezes esquecida. Vinhos tintos com base de sousão, bastardo e outra da origem a vinhos tinto rico em cor e claro muita acidez. Vinho para ser degustado mais frios, com  temperatura em média de 11 a 13 graus, para equilibra a acidez, já que eles tem alta acidez. Acompanha um leitão a moda de Bairrada muito bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário